Formado por representantes de diversas instituições, além de pessoas físicas atuantes na área cultural, o Coletivo “Topamos Ler” acaba de lançar o seu calendário semestral de saraus, que pretende se transformar em importante espaço para a fruição da leitura na cidade.
Serão 6 saraus distribuídos ao longo do semestre, sempre na terceira terça-feira do mês. O primeiro deste ano está marcado para acontecer no próximo dia 19 de fevereiro, às 20h, no Sesc, mas a idéia é que o sarau circule por todas as instituições participantes do coletivo.
O escritor e rapper Renan Inquérito já confirmou presença e lançará seu livro “Poucas Palavras”, acompanhado de uma batalha de rimas, travada por integrantes do movimento hip hop de São Carlos. Outra atração será o músico Raydson Alexandre, que apresentará suas composições.
A UFSCar tem se empenhado junto ao Coletivo Topamos Ler e à promoção dos saraus. Por meio, principalmente, da Biblioteca Comunitária, mas também do Centro Acadêmico de Letras, do Departamento de Ciência da Informação, da Rádio e da Editora, atividades que envolvem a leitura tem sido pensadas de modo diferenciado. "É importante entender que não é só da leitura de livros que estamos falando", comenta Zaira Zafalon. "Entendemos que, a partir das diferentes formas de expressão e sentimentos presentes em contos, poemas, histórias de vida, música, é possível uma outra leitura do mundo que nos cerca", completa.
Outra integrante do coletivo, Raquel Prado, do DCI/UFSCar prega a popularização do evento, "Devemos acabar com a ideia de que o sarau é um evento elitista, fazendo dessa reunião um espaço de encontro, prazer e expressão para todos", ressalta.
Segundo Adilson Marques, educador e escritor, o evento VaLer realizado ano passado pelo Coletivo Topamos Ler, ajudou a divulgar textos produzidos por alunos da Universidade Aberta da Terceira Idade. Publicados em livro de contos, crônicas e poesias e transformados em espetáculo cênico por Dagoberto Rebucci, foi apresentado no museu da ciência com boa repercussão do público. “O fato ajudou na criação este ano do grupo de literatura da UATI, que passará também a fazer parte do coletivo Topamos Ler permitindo aos idosos escritores mais um espaço para expressar suas ideias e emoções”, revela Marques.
Aos interessados em participar dos próximos saraus, basta enviar um email para topamosler@gmail.com, “Se a pessoa chegar na hora e quiser ler algo de um autor ou de sua própria criação, também poderá fazê-lo”, afirma Chico Galvão, representante do Sesc no coletivo.
O coletivo Topamos Ler estuda também a possibilidade de realizar saraus em outros locais, volantes e espontâneos, mas a idéia ainda está sendo analisada. Os saraus já agendados acontecerão sempre às 20h, nas seguintes datas e locais:
19 de fevereiro - Sesc
19 de março - Ong Ramudá
16 de abril - Instituto Janela Aberta
21 de maio - Sesc
18 de junho - UFSCar (BCo)
16 de julho - Instituto Janela Aberta
19 de março - Ong Ramudá
16 de abril - Instituto Janela Aberta
21 de maio - Sesc
18 de junho - UFSCar (BCo)
16 de julho - Instituto Janela Aberta
Serviço:
Sarau Topamos Ler
Inscrições de trabalhos: topamosler@gmail.com
19 de fevereiro
Sesc São Carlos
Av. Com. Alfredo Maffei, 700 – Jd. Gibertoni
Convivência interna, 20h, Grátis
Início
O Coletivo Topamos Ler surgiu em meio a xícaras de café e bate-papos literários travados por escritores e amantes da leitura. Entre estes, representantes da Prefeitura Municipal (SIBI - Secretaria de Educação), do Sesc, da UFSCar (Centro Acadêmico de Letras, Departamento de Ciência da Informação, Rádio, Biblioteca e Editora), de instituições do terceiro setor (Ramuda e Veracidade), do Festival Contato, Livraria Sideral e Shopping Iguatemi. Dos encontros realizados em agosto e setembro de 2012, surgiu a idéia de se criar um circuito de eventos literários visando estimular a reflexão sobre diferentes práticas de leitura. Foi então, que em outubro aconteceu o Valer (Valorização do Ato de Ler), evento que contou com mais de 70 atividades, entre feiras de livros, saraus, rodas de leitura, contações de histórias, oficinas, encontro com escritores, lançamento de livros, peças de rádio-teatro, exibições de filmes, exposições, debates, campanhas de troca e arrecadação de livros, espalhadas por toda a cidade com o objetivo de fomentar reflexões. Na ocasião, o Coletivo Topamos Ler lançou seu manifesto.
Manifesto do Coletivo Topamos Ler
- Topamos Ler é um coletivo livre articulado por organizações e pessoas físicas que desejam, acima de qualquer outro interesse, difundir o hábito de ler, incentivando diferentes práticas de leitura em São Carlos.
- Busca, principalmente, para que os cidadãos - em especial as crianças - tenham a oportunidade de conviver, ler e, quem sabe, viajar através dos livros aos quais nem sempre têm acesso.
- O coletivo não possui vínculo com qualquer partido político, tomando o partido único da Leitura.
- Seu acesso é aberto a todos e a todas que topem ler, independente do local e da ocasião em que são realizadas as leituras, assim como independe o grau de instrução dos leitores e leitoras bem dispostos.
- Sua gestão é democrática, igualitária, pautada pelo respeito e pela ética, sendo o destino do coletivo fruto da vontade da maioria de seus realizadores, rumo ao futuro.
- Quanto ao futuro, que a vontade maior de irradiar livros, leituras, leitores, autores, colaboradores e demais profissionais da área do Livro se estenda para outras “páginas” do Brasil.
- Nossa vontade e nossas ideias são livres. Voe você também.
Vá ler, peça que leiam, leia para as pessoas.
Faça a leitura VALER.
Mais informações podem ser obtidas pelo endereço http://coletivotopamosler.blogspot.com
Informações para a imprensa com:
Zaira Regina Zafalon (UFSCar)
Sônia Pinheiro (SIBi – Secretaria de Educação)
Chico Galvão (SESC)
Nenhum comentário:
Postar um comentário